A função das pimentas não é de queimar a língua, e sim realçar o sabor do prato.
A maioria das pessoas utilizam apenas a pimenta-do-reino preta, mas existe uma grande variedade de pimentas com sabores diferentes que são usadas para receitas específicas.
Todas as pimentas em grãos quando moídas na hora,liberam mais aroma e sabor para o seu prato. Por isso, é indicado comprar a pimenta em grão e moê-la, com um moedor de pimenta, na preparação do prato. Ou em alguns casos, usar o grão inteiro.
Vamos conhecer os diferentes tipos de pimentas e quando usa-las?
Pimenta rosa
A pimenta rosa não é bem uma pimenta, ela é um fruto da árvore aroeira. Por isso que ela não é ardida, e sim, aromática e adocicada.
A pimenta rosa pode ser usada no preparo e também na decoração dos alimentos. Ela combina com carnes, pratos com queijos e até saladas. A pimenta rosa também é um ingrediente frequente em sobremesas com chocolate.
Pimenta-do-reino verde
Como o seu próprio nome já fala, é a pimenta fresca, colhida antes do amadurecimento. Normalmente é encontrada em conserva, para evitar a sua fermentação. Mas também pode ser usada seca.
É elemento principal no Steak au poivre (carne apimentada), um dos principais pratos da cozinha francesa. Seu sabor é suave, embora um tanto marcante
Pimenta-do-reino branca
Extraída do mesmo fruto da pimenta-do-reino, tem sua casca removida. Após colhida vai para a água corrente até a casca se soltar e é seca ao sol. Seu sabor e aroma são alterados com este processo.
A pimenta branca acaba sendo mais utilizada quando não se quer evidenciar a cor, principalmente em preparações de coloração clara como caldos, molhos brancos e maioneses.
Pimenta-do-reino preta
Considerada a rainha das especiarias, a versão preta é a pimenta mais utilizada no mundo. Colhida verde, é torrada no sol ou no forno até escurecer.
Pode ser usada em praticamente qualquer prato salgado, mas sendo perfeita para carnes vermelhas.
Pimenta da Jamaica
A pimenta da Jamaica é um fruto de uma árvore que cresce em cachos, é colhida sem estar completamente madura e posta para secar e curar. É bastante aromática e pouco ardida. Seu sabor lembra uma mistura de especiarias
Na Jamaica é usada em temperos para carnes, pães e ensopados. Na Europa é usada em picles e na confeitaria, em bolos e biscoitos. Fica ótima em tortas ou sobremesas com frutas. É muito usada na culinária árabe em carnes grelhadas, peixes e aves e faz parte da mistura de tempero sírio. E para dar um toque especial a seu ensopado ou cozido de carne, inclua uma ou duas pimentas inteiras na panela.
Sabendo usar cada uma dessas pimentas, você realçará sabores incríveis em suas receitas!
Referências: Portal Minerva Foods, Petit gastro, Aromas e sabores e Claudia
0 comentários