Aprenda a fazer um churrasco à moda argentina que vai deixar todos com água na boca
O churrasco argentino, ou asado, faz sucesso pela qualidade inegável dos cortes. Há algumas diferenças entre a arte de preparar carnes na brasa do Brasil e de nosso país vizinho. Além disso, a forma de servir também conta com especificidades.
Pensando nisso, separamos dicas preciosas para quem quer se aventurar e preparar um churrasco ao modo dos hermanos. Confira:
Carnes
Os cortes diferentes são o grande destaque do churrasco argentino. Entretanto, é possível conquistar resultados semelhantes aos dos nossos vizinhos com as carnes que encontramos por aqui.
O clássico bife de chorizo, por exemplo, é o meio do contrafilé. O corte deve ser mais grosso do que os convencionais brasileiros e a peça é famosa pelo sabor marcante e por sua maciez.
Já o asado de tira não é nada mais nada menos do que a nossa costela, que como toda carne que fica perto do osso possui um gosto inconfundível.
Outros cortes que não podem faltar em seu churrasco argentino são o bife ancho, parte dianteira do contrafilé, e o bife de lomo, o amado filé mignon.
Tempero
Ao contrário dos brasileiros, os argentinos temperam a carne somente depois de assar. Normalmente, apenas um ingrediente é utilizado, o sal de parrilla. Este item se difere do sal grosso do Brasil por ter granulação média, salgando os cortes de maneira homogênea e evitando a perda de líquido.
Acompanhamentos
Para acompanhar, o clássico argentino é o molho chimichurri. Feito à base de ervas secas, alho, pimenta, vinagre e azeite, ele é fácil de preparar e harmoniza muito bem com a carne vermelha.
Outras possibilidades para servir como acompanhamento são saladas e batata frita.
Parrilla e lenha
A tradicional parrilla argentina é uma grelha diferente das brasileiras. A peça é confeccionada com caneletas, feitas em formato de V, que não deixam a gordura cair diretamente no carvão, diminuindo a quantidade de fumaça.
Além disso, no churrasco tradicional argentino a brasa não fica necessariamente embaixo da grelha, ela pode ser disposta na lateral ou até mesmo ao fundo, para assar indiretamente. Os hermanos também não utilizam carvão. Eles preferem a lenha para preparar seus asados.
O que beber?
Neste quesito vale a pena seguir seu instinto brasileiro e já deixar aquela cervejinha no freezer ou então optar por acompanhar os argentinos, que preferem os vinhos.
Os tintos normalmente são associados às carnes, por serem mais encorpados. Sendo assim, Malbec e Pinot Noir podem ser boas opções.
Fazer um churrasco à la argentina demanda uma atenção especial. Ao mesmo tempo, o resultado compensa cada esforço realizado e irá te conquistar. Clique no botão abaixo para conferir utensílios que darão mais praticidade ao seu churrasco!
0 comentários