Entenda o que muda entre os diferentes tipos de carne e saiba quais são as melhores para cada situação!
Com inúmeras receitas e diferentes modos de preparo, as carnes são um dos ingredientes mais utilizados na culinária. Entretanto, você sabia que elas são divididas em 3 diferentes categorias? Pois é, por isso hoje vamos mostrar um pouco mais sobre cada um dos tipos de carnes e para quais receitas são mais indicadas.
Tipos de carnes de primeira
A carnes de primeira são conhecidas por terem uma textura mais macia e estão localizadas nas regiões menos usadas no corpo dos bois, portanto proporcionam cortes de maior qualidade e com bem menos gordura. Geralmente são usadas para o preparo de churrascos e assados. Dentre as mais conhecidas estão:
- Maminha
- Picanha
- Baby beef
- Contrafilé
- Lagarto
- Filé mignon
- Patinho
- Coxão mole
- Alcatra
Tipos de carnes de segunda
Em seguida, temos as carnes de segunda estão localizadas nas regiões mais expostas dos animais, sendo um pouco mais duras e rígidas. Contudo, podem ser facilmente amaciadas com a ajuda de um martelo (já ensinamos aqui no blog algumas dicas de como amaciar carnes) e ficam perfeitas no preparo de guisados, tortas, escondidinhos, ensopados e molhos para acompanhamentos. Os principais tipos de carne de segunda são:
- Paleta
- Chuleta
- Coxão duro
- Capa de filé
- Costela
- Fraldinha
- Acém
- Músculo dianteiro
Tipos de carnes de terceira
Por fim, temos as carnes de terceira, que possuem uma maior quantidade de gordura e nervos. Além disso, por serem mais duras, costumam ser usadas somente em receitas específicas como a feijoada e a dobradinha. As carnes de terceira mais conhecidas são:
- Músculo
- Ponta de agulha
- Pescoço
Agora que você já conhece quais são os principais tipos de carnes, vai ficar ainda mais fácil saber qual delas usar para cada tipo de receita e acertar em cheio no sabor!
Referências: Alimentação Legal e Vix
0 comentários