Jeitos diferentes para separar a gema da clara
Há muitas receitas em que se utilizam apenas a clara ou a gema do ovo, como por exemplo o chantilly, que é feito apenas com as claras.
Mas você sabe separar a gema da clara? Há diversos jeitos de fazer isso, alguns utilizam utensílios renovadores, outros utilizam a técnica que a vó ensinou.
Hoje, separamos 3 jeitos diferentes de separar a gema da clara. Mas a primeira dica é, as gemas frias têm menor chance de estourar, além de serem mais fáceis de separar da clara. Então quebre o ovo logo após tira-lo da geladeira.
1º jeito – Com as mãos
Lave bem as mãos com sabonete sem cheiro, bata o ovo na borda da pia de mármore para a casca rachar, e então despeje o conteúdo na mão que estará em forma de conchinha. Deixe a clara escorrer sobre os dedos em um bowl, se necessário, passe a gema de uma mão para outra (com delicadeza) para tirar o excesso de clara.
2º jeito – Usando a própria casca do ovo
Este método tem seus riscos, pois segundo especialistas as bactérias nocivas da superfície da casca podem entrar em contato com o conteúdo do ovo. Para diminuir o risco, utilize este método para receitas que usarão a clara e a gema cozidas.
Quebre o ovo ao meio, para que as duas partes da casca fiquem com o mesmo tamanho. Separe as partes da casca deixando a clara cair e a gema permanecer em um dos lados da casca. Passe a gema de uma casca para a outra, até que toda a clara caia no bowl.
3º jeito – Usando utensílios próprios
Há alguns utensílios próprios para esta função, como o separador de gema por sucção ou o separador que prende só a gema por conta do seu design. Este método é mais moderno e deixará a sua cozinha mais equipada.
Se algum pedaço de casca cair nas claras, molhe a ponta do dedo com água e toque delicadamente para retirá-lo.
Planeje o que irá cozinhar, para que você consiga utilizar tanto a clara, quanto a gema. Uma ideia é fazer maionese caseira com a gema que sobrou.
Referência: Wikihow
0 comentários