Você vai se surpreender com alguns fatos e curiosidades sobre os queijos!
É bem difícil encontrar alguém que não goste de queijo, não é mesmo? Com uma enorme variedade de tipos, sabores e texturas, esse alimento está presente em uma infinidade de receitas deliciosas. Por isso, se você também adora esse ingrediente, conheça abaixo algumas curiosidades sobre o queijo!
Ele tem 8000 anos!
É isso mesmo, você não leu errado, o queijo surgiu há cerca de 8000 anos. Ninguém sabe exatamente qual a origem, porém muitos historiadores concordam que a região onde foi fabricado o primeiro queijo, possa ter sido no Oriente Médio.
A princípio, a lenda conta que um mercador árabe saiu para cavalgar por dias no deserto, levando uma bolsa com leite de cabra para matar a sede. Conforme os dias passaram, abriu a bolsa e se deparou com uma parte líquida (o soro) e uma parte sólida (o queijo).
Qualquer leite pode ser usado para fazer queijo
É possível preparar queijos com leite de vaca, cabra, ovelha, búfalo, dentre outros animais. Na Suécia inclusive, é feito um queijo exclusivo e único, com leite de alce (que deve ser ordenhado por duas horas seguidas) e é um dos mais caros do mundo, custando 980 euros o quilo.
São produzidos bilhões de quilos de queijo por ano
Em todo o mundo, são produzidos anualmente 18 bilhões de quilos de queijo. O maior produtor são os Estados Unidos, com 4,1 bilhões de quilos. Porém, os maiores consumidores são os gregos, chegando a marca de 27,6 quilos consumidos por pessoa.
A França possui a maior variedade do mundo
Aliás, se você não se cansa de experimentar novos sabores de queijos, com certeza vai adorar a França. Lá, existem mais tipos de queijo do que dias no ano. Se você comer um tipo diferente por dia, ainda levará em torno de dois anos para degustar todos.
O queijo faz bem para a saúde!
Por fim, vale ressaltar que muitas pessoas cortam o queijo da dieta de forma equivocada. A menos que haja algum tipo de alergia, o consumo do produto é bastante benéfico. Além de equilibrar a flora do intestino e reduzir a gordura corporal, ele também tem ação positiva contra diversos tipos de câncer, como o de mama, próstata e estômago. Portanto, é sempre bom contar com esse alimento na sua queijeira.
Fantástico, não é mesmo? Depois de conhecer tantas curiosidades sobre o queijo, que tal preparar um delicioso hambúrguer com esse ingrediente? Já ensinamos aqui no blog, quais são os melhores tipos de queijo para hambúrguer, então separe sua plaina e prepare o seu agora 😉
Referências: Queijo São Vicente, Blog Di Paolo e Ciência do Leite
0 comentários