Dicas que te ajudarão a escolher a cortina certa para a sua sala.
Quando se trata em escolher uma cortina para sala, várias dúvidas aparecem que envolvem cor, tecido, estampa, acabamento, comprimento e forro. Com tantas opções no mercado, é fácil se sentir confuso na hora de escolher.
O primeiro passo antes de escolher a sua cortina é saber o que se pretende ter no ambiente: aconchego, modernidade, clássico ou minimalismo. Após isso, confira as nossas dicas para escolher a cortina certa.
Material:
O tecido é uma parte essencial no processo da escolha da cortina, já que o material irá indicar o tempo que a sua cortina irá durar e o que ela transmitirá no ambiente. Se o tecido é muito leve, pode não funcionar bem em janelas grandes e que fiquem abertas regularmente pois podem estragar com mais facilidade, mas em contraproposta elas fornecem mais luz para a sala. E tecidos mais grossos podem aquecer o ambiente e bloquear a entrada da luz do sol.
Se você busca por um lugar aconchegante, indica-se tecidos com fibras naturais, que podem dar volume e conforto no ambiente. E se você busca por modernidade, a seda pode ser a escolha certa.
Tamanho:
Normalmente, uma cortina deve ir do teto até o chão para fornecer mais elegância ao ambiente, mas cortinas de duas camadas podem seguir tamanhos médios que proporcionam um visual rústico. Para não acumular poeira na peça, deixe a cortina cerca de 1cm do chão.
Instalação:
Antes de utilizar a fita métrica, decida aonde a cortina irá ficar. Recomenda-se que o varão fique 15cm acima da janela. Mas também, pode-se utilizar o gesso para esconder os trilhos da cortina.
Cor:
Não há uma regra quanto às cores, mas é muito importante levar em conta a harmonia dos elementos que compõem o ambiente. As cores mais neutras funcionam bem nos mais variados estilos de decoração e não ficam cansativas quando misturadas com tons mais marcantes. As texturas e cores vivas são opções mais ousadas e podem trazer um charme único no espaço em questão. Já as cores escuras não são indicadas para janelas que batem muito sol, pois além de reterem calor, a cor pode desbotar com o sol.
Além destas dicas, escolha a cortina que mais te agrada. Afinal, você olhará para ela todos os dias.
Referências: Homify
0 comentários