Potes de vidro ou de plástico? Saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada um!
Na hora de conservar os alimentos, muitas vezes recorremos aos potes. São alternativas simples, eficientes e ainda podem ser usados inclusive como peças de decoração. Entretanto, você conhece as diferenças entre os potes de vidro e de plástico? Não, então veja agora quais são as vantagens e desvantagens deles!
Potes plásticos
Em todos os potes sempre opte pelos que possuem vedação hermética. Sua tampa não só conserva o sabor dos alimentos, mas também evita a oxidação por meio do ar (se quiser conhecer um pouco mais, veja nosso post sobre a importância dos recipientes herméticos).
Os potes de plásticos são perfeitos para o transporte de alimentos, pois são mais leves do que os de vidro. Por muito tempo foram vistos como vilões, principalmente devido à possível liberação de toxinas, porém atualmente já são fabricados com material atóxico e livres de qualquer contaminação.
Um detalhe que deve ser levado em consideração ao escolher os potes de plástico, são os cuidados na hora de lavar. Sempre evite usar esponjas de aço, assim você mantém o pote sem arranhões e livres de rachaduras que acumulem bactérias.
Potes de vidro
Os potes de vidro em sua maioria, possuem um visual mais atrativo do que as opções de plástico. Por isso, muitas vezes são usados não só para acomodar alimentos, mas também como peças decorativas na cozinha. Além disso, por serem translúcidos, facilitam a visualização do que há dentro.
Outra vantagem desse tipo de pote, é que eles podem ser usados para aquecer a comida e servir nele mesmo, uma vez que ele conserva o calor por muito mais tempo. Por fim, vale dizer que ao contrário dos potes de plástico, os de vidro não fica com o cheiro do alimento.
Como pontos negativos dos potes de vidro, estão o peso, a possibilidade de quebrarem com mais facilidade do que os modelos de plástico..
Potes em inox
Os potes em inox são leves, duráveis e higiênicos, podendo ser utilizados tanto para guardar mantimentos, como para transportar lanches. O ponto negativo é que não podem ser levados ao micro-ondas e também requerem alguns cuidados para evitar que risquem na hora da lavagem.
E para você, qual tipo de pote é melhor? Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada um, vai ficar muito mais fácil escolher o modelo ideal para ter em casa! 😉
Referências: Ana Afonso e Eu Faço a Festa
0 comentários