Cada tipo de vinho pede uma temperatura diferente. Conheça algumas dicas para sempre acertar!
Na hora de apreciar um bom vinho, alguns fatores como o método onde ele é guardado e a quantidade de iluminação, são muito importantes de se atentar. Entretanto, a temperatura é um dos elementos principais e que influenciam diretamente no sabor e aroma de cada tipo de vinho. Por isso, confira algumas dicas para não errar na hora de servir seus vinhos!
Qual é a temperatura certa?
Isso varia muito entre cada tipo de vinho. Os vinhos tintos, por exemplo, podem ser servidos em temperatura ambiente, assim seu sabor não é tão modificado. Já alguns modelos mais encorpados, pedem temperaturas mais altas (mas nunca acima de 18 °C). Vinhos brancos e rosés devem sim, ser servidos bem frios.
Veja abaixo uma média de temperatura para cada tipo de vinho:
Espumantes: 6°C a 8°C
Brancos leves e frescos: 8°C a 10°C
Brancos encorpados, mais complexos ou que tenham passagem por barrica: 10°C a 12°C
Rosés: 10°C a 12°C
Tintos leves: 14°C a 16°C
Tintos encorpados e envelhecidos: 16°C a 18°C
Como acertar na temperatura?
O ideal para atingir a temperatura ideal para cada vinho, é contar com uma adega climatizada. Já mostramos aqui no blog, os diferentes tipos de adega e as vantagens de cada uma. Além de vários modelos serem bem compactos, eles ainda permitem que você controle a temperatura interna, de acordo com a sua preferência.
Entretanto, se você não possui uma adega em casa, isso não é motivo para deixar de saborear seus vinhos favoritos. Para os vinhos brancos, rosés e espumantes, deixe por no mínimo 2 horas na geladeira antes de consumir. Se precisar gelar com urgência, uma dica é colocar a garrafa em um balde com gelo e um pouquinho de sal e álcool.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a temperatura ideal, vai poder apreciar muito mais o aroma e o sabor dos seus vinhos.
Referência: Revista Marie Claire
0 comentários