Outubro Rosa: você sabe porque ele é tão importante?

por | 05.10.2018 | Uncategorized

Conheça um pouco mais sobre o Outubro Rosa e entenda porque esse movimento é tão importante!

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos, comportamentais e genéticos. O Outubro Rosa surgiu como um meio de conscientizar as pessoas sobre essa doença.

Quando o Outubro Rosa começou?

No final dos anos 90, a fundação Susan G. Komen for The Cure promoveu a primeira Corrida pela Cura em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama. Na época, eram distribuídos lacinhos da cor rosa, que se tornaram o principal símbolo dessa campanha. Com o tempo, novas ações passaram a ser realizadas e até hoje, no mundo todo, o mês de Outubro costuma promover diversos eventos relacionados à causa.

corrida

(Créditos da Imagem: Revide)

O Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, a primeira manifestação de que se tem registro sobre o Outubro Rosa, foi feita no Obelisco do Ibirapuera em 02 de outubro de 2002, na cidade de São Paulo. Na época, a iniciativa foi criada por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa.

Obelisco

(Créditos da Imagem: Outubro Rosa)

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama, iluminaram monumentos de suas respectivas cidades. São Paulo, Santos, Porto Alegre, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e Rio de Janeiro, foram algumas das cidades que participaram.

Cristo Redentor

(Créditos da Imagem: Outubro Rosa)

A importância do Outubro Rosa

À cada ano que passa, as informações acerca da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e também sobre a desmistificação da doença crescem mais. Isso ocorre não só por meio de palestras, mas também debates e exposições promovidas por profissionais e acadêmicos do ramo.

Além disso, realizar o autoexame é parte essencial na prevenção dessa doença. Ela deve ser feita pelas mulheres, entre o 7° e o 10° dia do mês, contados à partir do 1° dia da menstruação. Para fazer é muito simples:

  • Mama: Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, coloque a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda
mama

(Créditos da Imagem: Tua Saúde)

  • Mamilo: Pressione os mamilos de maneira suave e veja se há alguma secreção;
mamilo

(Créditos da Imagem: Tua Saúde)

  • Axilas: Depois de examinar os mamilos, apalpe toda a região debaixo dos braços.
Auto-exame

(Créditos da Imagem: Coração e Vida)

O principal sintoma do câncer de mama, é a presença de um nódulo (um pequeno caroço) fixo e geralmente indolor. Entretanto, também podem ocorrer alterações no mamilo e na textura da pele na região do seio.

Atualmente, personalidades da mídia e artistas do mundo todo tem se engajado cada vez mais na divulgação do movimento e da importância dele. Embora o mês de outubro seja representativo para a causa, é muito importante que esse assunto seja debatido nos doze meses do ano 😉

Referências: Bem Estar, Outubro Rosa e Evidências

POSTS RECENTES

Posts relacionados

0 comentários

Pin It on Pinterest