Depois de aprender a fazer o mise en place, suas receitas não terão mais erro!
Sabe quando você está assistindo um programa de culinária e repara que todos os ingredientes estão já cortados e picados em bowls separados? Então, isto não é apenas um charme para ficar bonito na TV, isto é, o mise en place.
O mise en place (se pronuncia “miz an plás”), é um termo francês que significa “posto no lugar”. É um processo onde o chef separa e prepara todos os ingredientes como devem ser cortados antes de começar a receita.
Não é só uma forma de organizar o processo de preparo de uma receita, mas uma etapa essencial para o sucesso do prato. Isto porque, não adianta nada amarrar o avental e ligar o forno, se antes não for feito uma checagem de ingredientes que irá usar. Provavelmente já aconteceu com você em descobrir que falta um ingrediente no meio da receita, não é mesmo?
Esta prática também evita acidentes, como queimar algum ingrediente que esteja na panela enquanto você pica algum outro, ou perder o ponto do cozimento enquanto você procura um ingrediente na dispensa.
Portanto, o mise en place é feito exatamente por estes motivos. E também para deixar a cozinha organizada enquanto você cozinha.
Para evitar que você se atrapalhe quando for cozinhar, segue algumas dicas:
- Leia toda a receita
- Cheque se você possui os ingredientes e utensílios necessários
- Verifique detalhes na receita, como tempo de preaquecimento do forno, tempo de geladeira, etc
- Coloque os utensílios que irá usar na sua bancada
- Separe os ingredientes já na quantidade certa em bowls individuais (se tiver itens de geladeira, volte com o bowl para o ambiente resfriado)
- Descasque, pique, rale, esprema o que for necessário
- Distribua o material na bancada de acordo com a ordem da utilização
- Mãos à obra!
Com estas dicas, a sua receita terá tudo para ocorrer como planejado.
Referencias: Cozinha Técnica e Brisando na Cozinha
0 comentários