Depois das nossas dicas de como preparar um churrasco perfeito, precisamos saber como escolher as melhores carnes para churrasco. Afinal, queremos que todos os convidados apreciem carnes macias e suculentas.
A primeira coisa que você deve observar é o aspecto da carne, a gordura, por exemplo, tem que ser amarelada e límpida e a coloração da carne avermelhada, “brilhante”. A peça da carne precisa ser cortada corretamente, com a lâmina da faca na transversal a um ângulo de 90° da fibra da carne, um corte errado pode fazer a carne ficar dura. E a segunda é sentir no tato se a carne esta macia.
Mas quais cortes combinam melhor com churrasco? Separamos algumas carnes que mais se adequam a churrasqueira.
Picanha
A queridinha entre os amantes de um bom churrasco, pode ser assada inteira ou em fatias, no espeto ou na grelha. Seu sabor acentuado e delicioso se dá devido a sua generosa capa de gordura, que nunca deve ser retirada antes do preparo. Ela deve pesar no máximo de 1,2kg a 1,4kg. Para temperar, basta sal grosso ou refinado.
Costela
Saborosa, a costela de boi ou de porco são ótimas para churrascos. A carne tem uma grande camada de gordura, que a deixa ainda mais gostosa, além de muitas fibras que exigem e tempo na hora do preparo. Pode ser temperado com sal grosso, temperos elaborados ou barbecue.
Alcatra
A alcatra é uma carne com menos gordura, mas nem por isso menos saborosa. Este corte é ideal para ser assado por inteiro, no espeto ou na grela. Se preferir assar em fatias, evite as mais finas, pois por ter menos gordura, resseca com mais facilidade.
Contra Filé
Macio e com sabor acentuado, o contra filé deve ser assado a altas temperaturas para evitar que a carne enrijeça. Este corte é ideal para ser servido mal passado ou ao ponto. No preparo da carne é importante remover o nervo lateral, seguindo a fibra da carne, para um melhor resultado.
O formato desta peça lembra um retângulo e pesa entre 1,5 e 5 kg.
Fraldinha
Com sabor suave e fibra macia, a fraldinha é uma ótima opção para quem está de dieta, mas sem deixar de comer uma boa carne. Com baixa concentração de gordura, é uma carne de corte pequeno e fibras longas. O ideal é assá-la em grelhas com cortes grossos para não ressecar.
Maminha
A maminha é um corte com sabor suave e uma grande quantidade de gordura, que deve ser mantida para preservar o sabor e a maciez. É ideal que se asse a maminha em uma grelha e com brasa muito forte.
Cupim
O cupim é a carne encontrada na parte de trás do boi, logo atrás do pescoço. É consistente e fibrosa, tem um sabor muito característico e costuma ser servida junto de pratos e entradas como risotos e saladas.
A carne é bastante popular para churrascos, e precisa de algum tempo para ser assada até o ponto ideal para consumo. Para os mais metódicos, existe também a possibilidade de enrolar a carne em papel celofane para churrasco, que ajuda a distribuir o calor da churrasqueira de maneira uniforme, garantindo que todo o interior seja bem cozido.
Agora sim, com esta lista de carnes para churrasco, o seu churrasco será bem apreciado por seus convidados!
Referências: Meliuz, Get Ninjas e Kitchen Aid
0 comentários