Diferentes jeitos de fazer chá

por | 04.04.2017 | Geral

O chá feito na hora traz mais benefícios a saúde.

O chá é uma das bebidas mais antigas apreciadas pelo homem. Entende-se que o chá é feito da mistura de água quente com ervas. Mas também, pode ser feito de folhas, raízes, cascos, talos e frutas.

Hoje para fazer chá é muito simples, basta comprar no supermercado o saquinho pronto e mergulha-lo na água quente. Mas o que você não sabe, é que o chá feito na hora a partir de ervas naturais secas traz mais benefícios a saúde e são muito mais gostosos.

O chá tem muitos benefícios, é relaxante, energético, digestivo… tudo depende da erva que você escolher para preparar o chá.

Por isso, fizemos uma rápida explicação dos diferentes jeitos para fazer chá, independendo das ervas escolhidas:

Por Infusão

Ferva água em uma chaleira, coloque as ervas em um recipiente e despeje água fervente sobre elas. Tampe e deixe a infusão em repouso durante 10 minutos, para flores e folhas, e durante 20 ou 30 minutos para talos, raízes e cascas. Após os minutos, coe o chá e sirva.

Para quem gosta de beber chá no trabalho, utilize o infusor de chá, que possui um compartilhamento para a erva ser colocada direto na xícara com água quente.

Por Decocção

Leve as ervas junto com a água ainda fria para o fogo. Deixe ferver de 5 a 20 minutos; Flores, folhas tenras e brotos necessitam de no máximo 10 minutos, enquanto as partes mais firmes, como raízes, cascas e talos necessitam de 15 a 20 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe o recipiente com o chá fechado durante alguns minutos.

Por Maceração

As ervas devem ser postas de molho em água fria durante período entre 10 e 24 horas. Partes como folhas, flores e brotos ficam 10 a 12 horas, enquanto talos, cascas e raízes duras devem ser cortadas em pedaços, e permanecerem de molho durante 24 horas. Partes intermediárias devem ficar de molho entre 16 e 18 horas. Por não utilizar fervura, este método é mais vantajoso que os demais, pois mantém as substâncias terapêuticas das ervas inalteradas.

 

De um modo geral, a proporção da erva para a água é de 2 colheres de sopa rasas da erva seca para 1 litro de água. Mas lembre-se, a água deve ser filtrada ou mineral.

Escolha a erva, o jeito que deseja preparar o chá e se delicie!

 

Referências: Jardim de Flores e Tudo sobre plantas

POSTS RECENTES

Posts relacionados

0 comentários

Pin It on Pinterest