O feijão-tropeiro é um clássico da culinária mineira. Veja como é fácil de fazer!
O feijão-tropeiro é uma das receitas mais antigas da culinária do Brasil. Ganhou esse nome por ser um prato muito consumido no período colonial, pelas tropas de trabalhadores que transportavam mercadorias nessa época: os tropeiros.
Dentre os ingredientes básicos, estão a farinha, o fubá, a pimenta do reino, o toucinho e o feijão. Entretanto com o tempo, várias mudanças foram feitas na receita. Quer aprender como preparar essa delícia? Então saiba agora como fazer!
Ingredientes
Primeiramente, você vai precisar de:
-
500 g de feijão-carioca;
-
200 g de lombinho defumado cortado em cubos;
-
200 g de bacon picado;
-
500 g de linguiça calabresa defumada;
-
200 g de farinha de mandioca;
-
4 folhas de louro;
-
2 cebolas grandes cortadas em meia lua;
-
2 dentes de alho picados;
-
Salsinha e cebolinha picadas a gosto;
-
Sal e Pimenta do reino a gosto;
Antes de tudo, cozinhe o feijão com um pouquinho de sal e as folhas de louro em uma panela de pressão. Deixe ele cozinhar por 30 minutos em um litro e meio de água. Depois escorra 1/3 do caldo e reserve.
Usando uma panela wok ou uma frigideira, frite o bacon em fogo baixo até que ele derreta um pouquinho. Em seguida, adicione o lombinho e a linguiça, até que fiquem bem dourados. Agora, acrescente a cebola e o alho e deixe mais alguns minutos.
Coloque todas as carnes dentro da panela com o feijão e mexa bem, por cinco minutos. Adicione a farinha, conforme mistura os ingredientes. Por fim, coloque a cebolinha e a salsinha.
Pronto, agora é só servir o seu feijão-tropeiro. Fala sério, além de ser muito simples de preparar, ele ainda vai trazer muito mais sabor para suas refeições. Você ainda pode servi-lo acompanhado de um limãozinho e um vinagrete. Fica uma delícia!
Referência: Chef Taico
0 comentários