Como preparar hambúrguer caseiro?

por | 26.04.2017 | Cozinha Gourmet, Guia Do Hambúrguer, Hambúrgueres, Irrigação e Jardinagem, Receitas

Dicas para preparar um delicioso hambúrguer caseiro.

O hambúrguer é tão fácil de fazer que você provavelmente vai se perguntar por que costumava comprá-lo pronto. O preparo do hambúrguer em casa permite controlar a qualidade da carne e personalizar os sabores.

Escolha da carne:

Como o hambúrguer contém poucos temperos, o sabor da carne se destaca. Ou seja, quanto melhor a qualidade da carne, melhor o sabor do seu hambúrguer caseiro. Prefira fraldinha, musculo ou acém.
Para ter um hambúrguer suculento, use carne com cerca de 20% de gordura, pois mantém a umidade do hambúrguer enquanto cozinha. Se usar uma carne mais magra, pode ser adicionado um pouco de gordura, como bacon ou panceta.

Preparo da carne:

Moa a carne grosseiramente. Se estiver muito fina, o hambúrguer pode se desmanchar e a textura será menos interessante.
Outros ingredientes, como alho e pimenta, devem estar bem picados.

Preparo do hambúrguer:

Refrigere a carne antes de usar, pois isso pode dar liga. Junte todos os ingredientes de forma rápida e delicada, caso contrário, o hambúrguer ficará denso e pesado.
Umedeça as mãos para moldar os hambúrgueres. Pressione de leve a carne até formar uma bola e em seguida achate suavemente com a palma da mão. Para deixar os hambúrgueres uniformes, utilize uma forma para hambúrguer.
Assim que moldá-los, coloque os hambúrgueres em uma assadeira e leve-a para a geladeira, para firmar.

Há três maneiras de grelhar seus hambúrgueres, na churrasqueira, na frigideira e na chapa.

  • Churrasqueira

Na churrasqueira o segredo é esperar as chamas diminuírem até restarem apenas brasas cinza-avermelhadas. Isso geralmente significa acender o fogo 40 minutos antes da hora de assar.
Pincele os hambúrgueres com um pouco de óleo e coloque-os na grelha. Quanto mais grossas as barras têm menos chances de grudar.
Assim que formar uma crosta tostada, vire o hambúrguer com uma espátula de metal para dourar o outro lado. Não há necessidade de pressionar o hambúrguer com a espátula para acelerar o cozimento, pois os sucos são perdidos e ele ficará seco.
Se gostar do hambúrguer malpassado, toque-o com o dedo no centro delicadamente, deverá ceder ao toque; Quanto mais firme, mais cozido estará.

  • Frigideira:

Na frigideira, comece escolhendo uma frigideira lisa, antiaderente com fundo grosso que conduza o calor de forma uniforme. Aqueça um fio de óleo até quase fumegar, adicione o hambúrguer e grelhe até dourar de um lado, para virar.
Não coloque muitos hambúrgueres ao mesmo tempo na frigideira pois isso faz com que a carne cozinhe em vez de fritar.

  • Chapa:

A chapa proporciona o sabor defumado característico da churrasqueira e ainda permite que a gordura escorra. Antes de grelhar, aqueça a chapa em fogo médio-alto. Um bom teste para saber se a chapa está quente é pingar uma ou duas gotas de água, se chiar, está pronta.
Pincele o hambúrguer com óleo e proceda como indicado anteriormente.

Quando o hambúrguer estiver próximo de estar pronto, coloque o queijo por cima para derreter. Sirva-os com pão quentinho e molhos de sua preferência.

Viram como é fácil? Uma noite do hambúrguer com os amigos renderá ótimas conversas.

 

Referência: O licro do hambúrguer – Paul Gayler

POSTS RECENTES

Posts relacionados

0 comentários

Pin It on Pinterest