A limpeza da taça de cristal influencia no aroma e sabor do vinho.
Para quem aprecia um vinho, sabe que a escolha da taça influencia no aroma e sabor da bebida (veja qual é a taça ideal para cada tipo de vinho). Mas o que muitos não sabem é que a limpeza da taça de cristal também influencia nestes fatores.
Especialistas no assunto garantem que, quando não higienizadas corretamente, os resíduos de sabão e detergente reagem com os componentes do vinho, deixando-o com aroma e paladar diferentes.
Por isso, listamos algumas dicas para a limpeza da taça de cristal, que também podem ser aplicadas na taça de vidro.
Dica 1:
Antes de iniciar a lavação das taças, acomode uma toalha no fundo da pia, pois, caso a peça escorregue de sua mão, a toalha amortecerá o impacto, evitando uma possível quebra. O uso das máquinas de lavar louças não é recomendado, uma vez que a intensidade do calor e o sabão podem danificar as taças de cristal.
Dica 2:
Para lavar as taças, o ideal é utilizar a própria mão, com um pouco de sabão ou detergente neutro e água morna. Caso prefira, existem buchas e escovas ideais para taças. 1 colher de sopa de detergente a cada 2 litros de água é o suficiente para lavar cerca de 12 taças.
Dica 3:
Se não tiver disposição para lavar as taças logo após o uso, coloque um pouco de água dentro de cada uma delas, assim o resíduo de vinho tinto não manchará o fundo. Se o fundo da taça já estiver manchado, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio dentro dela e também um pouco de água até o dia seguinte.
Dica 4:
Enxague bem para que todos os resíduos sejam eliminados.
Dica 5:
Para secar, disponha as taças de cabeça para baixo sobre uma toalha. Depois de um tempo, coloque-as de pé e deixe secando ao ar livre.
Dica 6:
Se preferir, com a ponta do pano em uma mão, segure o pé da taça, com a outra mão envolva a taça com o pano e seque por fora. Com leveza, coloque a ponta do pano dentro da taça e vá girando devagar, assim você vai secar completamente.
Dica 7:
Quando for utilizar, verifique cada taça contra a luz. Apesar de limpas, elas podem ter alguma mancha ou odor. Para isso, utilize um pano com um pouco de água e um pouco de álcool para limpá-las e higienizá-las. Se tiver um borrifador, use-o.
Depois de seguir estas dicas duas ou três vezes, suas taças ficarão mais fáceis de serem limpas. Assim, tendo uma experiência única a cada vez que tomar um vinho diferente.
Referencias: Revista Adega e Blog Oxford
0 comentários