Além da lavagem, você precisa higienizar a tábua de corte.
Alguns estudos dizem que as tábuas de madeira e de plástico acumulam bactérias nos vincos que a faca faz com o corte, e por este motivo, as tábuas de vidro são as mais indicadas. Porém, muitas pessoas não gostam da tábua de vidro para o uso do dia a dia, já que ela acaba tirando a afiação da faca por ser rígida.
Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, hoje daremos algumas dicas de como higienizar a tábua de corte para que ela não seja nociva a sua saúde e da sua família.
Essa higienização pode ser feita 1 vez por mês, mas lave a sua tábua com detergente e esponja toda vez após o uso.
Para a tábua de madeira:
Sal Grosso
1/2 Limão
Água Morna
Esponja
Espátula
Jogue uma porção do sal na superfície da tábua e com a metade do limão esfregue o sal como se fosse uma esfoliação e espremendo levemente para ir liberando o suco. O limão é um ótimo desinfetante natural.
Deixe descansar por 5 minutos e depois raspe com cuidado com a espátula a superfície tirando o excesso e todo o liquido cinzento que irá sair. Repita o processo dos dois lados.
Enxague com a água morna e esfregue com uma esponja limpa.
Seque bem com um pano de prato limpo ou papel toalha e se possível deixe exposto ao sol para secar internamente ou deixe de pé para que o ar possa circular.
Também, após a limpeza, você pode selar a sua tábua de madeira. Veja como fazer neste post aqui.
Para a tábua de plástico:
1 colher (sopa) de água sanitária
1L de água
Esponja
Detergente
Lave a tábua normalmente com a esponja e o detergente. Em seguida, coloque em uma travessa ou bacia que caiba a tábua dentro a água sanitária junto com 1L de água.
Mergulhe a tábua na solução e deixe repousando por 30 minutos.
Lave a tábua novamente com detergente e esponja, e seque com um pano de prato limpo e deixe secando de pé sobre a bancada.
Você irá perceber que a sua tábua voltará a ter a cor original, caso ela tenha sofrido coloração por causa dos alimentos.
Higienizando a sua tábua de madeira ou de plástico desta maneira, você não terá problemas quanto ao acumulo de bactérias.
Referências: Cozinha consciente e Receita de minuto
0 comentários