Para quem gosta de azeite, vai adorar fazer o azeite aromatizado.
O azeite aromatizado pode ser degustado de diversas maneiras, desde em receitas mais elaboradas até para servir com uma deliciosa fatia de pão italiano.
É muito fácil fazer este azeite e pode ser aromatizado com diversas combinações de ervas frescas ou secas e especiarias. Vamos te ensinar a técnica e o passo a passo para você poder criar diferentes azeites aromatizados em casa.
Ah, antes de mais nada, você precisará de uma garrafa de vidro ou um azeiteiro, com tampa para guardar o azeite aromatizado, ok?
1º. Escolha um azeite de qualidade, de preferência extra virgem com acidez máxima de 0,8%.
2ª. Esterilize o vidro que o azeite será armazenado. Para isso, coloque água em uma panela com o vidro dentro e deixe ferver por 20 minutos. É importante que o vidro fique totalmente mergulhado na água para ser esterilizado por completo.
3ª. Deixe o vidro secar naturalmente.
4ª. Se você pretende utilizar ervas frescas você deve ou aquecer o azeite a 40ºC (é necessário utilizar um termômetro culinário pois se o azeite aquecer demasiado, pode queimar), ou desidratar as ervas (coloque as ervas em uma assadeira no forno a 100ºC, até secar), para evitar contaminação.
5ª. Se deseja utilizar alho, doure-o previamente em uma frigideira, ou na assadeira que vai ao forno junto com as ervas, para que este libere sabor.
6ª. Coloque os ingredientes junto com o azeite no vidro. Certifique que todos os ingredientes estejam frios antes de colocá-los no vidro.
7ª. Deixe o seu azeite aromatizado descansando por 10 dias em um local seco e sem luz. Se quiser, enrole a garrafa de vidro em papel alumínio para protegê-la da luz.
8ª. Após, consuma o azeite em até 2 meses ou guarde na geladeira para prorrogar um pouco o prazo de validade.
São estes os oito simples passos para fazer um delicioso azeite aromatizado. São tão gostosos e ficam lindos, que pode ser feito e dado para alguém especial.
Arrasem nas combinações!
Referência: Camomila limão
0 comentários