Como fazer arroz japonês na panela elétrica

por | 30.01.2018 | Cozinha Gourmet, Receitas, Receitas Estrangeiras

São apenas três passos para preparar o arroz japonês!

O arroz japonês é uma etapa que merece atenção na hora de preparar sushis. Não é complicado o preparo, mas precisa seguir corretamente os passos para se obter a textura e o sabor perfeitos.

Para começar, você deve escolher um arroz Tipo Japonês. Aqui no Brasil encontramos várias marcas, tanto do arroz de grão curto, mais apreciado pelos japoneses no Japão, quanto do arroz de grão longo, mais comum aqui no Brasil.

Em seguida, você precisará lavar o arroz, cozinhar e temperá-lo. Veja como fazer a seguir.

Ah, a receita que iremos ensinar é para 4 xícaras de arroz cru, ok?

  1. Lavar o arroz corretamente

Coloque o arroz numa tigela (sem furos), e acrescente um pouco de água para fazer uma esfoliação nos grãos, ou seja, faça movimentos circulares e delicados no arroz com os dedos, para eliminar as impurezas e hidratar os grãos. Em seguida, complete com água até cobrir os grãos, mexa um pouco com os dedos e elimine toda a água da tigela. Você irá reparar que esta água ficará esbranquiçada.

Repita a esfoliação aproximadamente 2 a 3 vezes, e troque a água várias vezes até sair quase transparente. O arroz mudará de cor, ficando mais branquinho.

  1. Cozinhar o arroz na panela elétrica

Transfira o arroz lavado para o recipiente da panela elétrica e complete com água, até o nível correspondente. Se você lavou 4 xícaras de arroz, coloque água até a marcação interna no número 4.

Encaixe o recipiente na panela, feche e ligue na tomada. Quando o arroz tiver cozido e a panela entrar no modo de “aquecimento”, retire o fio da tomada para que o arroz não resseque no fundo. Deixe descansando por 15 minutos antes de abrir.

  1. Temperar o arroz japonês

O arroz japonês deve ser temperado com um molho que leva vinagre de arroz, açúcar e sal.

Para preparar o molho, você vai precisar de:
1 xícara de vinagre de arroz
1/2 xícara de açúcar (cristal ou refinado)
4 colheres de chá (rasas) de sal

Leve os ingredientes em uma panela e em fogo baixo, mexa de vez em quando até dissolver. Não deixe levantar fervura. Apague o fogo e só utilize quando estiver frio. Para cada 4 copinhos de arroz cru, você deve usar 1 copinho de molho.

Com o molho pronto, vamos a finalização do arroz japonês. Descole o arroz da panela com uma espátula de bambu ou de plástico e transfira para um recipiente grande e raso também de plástico. Elimine as partes do arroz que estiverem amarelados.

Coloque o molho com o arroz ainda quente e com a espátula, faça movimentos de corte. O objetivo é quebrar as bolas do arroz e espalhar no recipiente para que o molho misture bem em todos os grãos.

Enquanto faz este movimento, abane o arroz (pode ser com uma tampa) para esfriar mais rapidamente e deixar que o molho penetre no arroz.

Para finalizar, ajeite o arroz e cubra com um pano novo e levemente umedecido. Deixe descansar alguns minutos e já pode utilizar para fazer o seu sushi.

 

Referência: Sushi com a Fê

POSTS RECENTES

Posts relacionados

0 comentários

Pin It on Pinterest