Se você também tem dúvida de como escolher frutas, veja aqui algumas dicas.
Se você já passou pela triste situação de comprar frutas no mercado, mas ao chegar em casa, percebeu que elas estavam muito maduras ou muitos verdes… este post é para você!
Vamos ensinar algumas técnicas de como escolher frutas no mercado ou na feira para que você tenha sempre as melhores frutas na sua geladeira.
Então vamos as técnicas de como escolher frutas:
Mamão:
Muitas pessoas compram o mamão para consumir durante a semana toda, por isso, o ideal a fazer é escolher os mamões em 3 estágios. Os de casca amarela para os dois primeiros dias, cascas levemente amareladas com um toque esverdeado para o 3° e 4° dia e os de casca mais verde para os últimos dias da semana. E análise bem a casca e tenha certeza que não há nenhum furo ou machucado.
Banana-nanica:
A banana é a fruta mais consumida entre as pessoas, por se tratar de uma fruta rica em nutrientes. Além da banana-nanica, existem outras como a banana-prata e a banana-maça, e o método de escolha se aplica a todas elas. Na hora de escolher sua banana, o ponto principal que deve ser observado é se todas as bananas ainda estão pressas à penca, sem amassados ou manchas escuras na casca. E se você deseja comprá-las para consumir durante a semana, escolha sempre as de casca mais amarela para o consumo dos 4 primeiros dias e as esverdeadas para os últimos 2 dias.
Laranja-Pera e Lima:
Para que você possa extrair a maior quantidade de suco possível dessa duplinha, selecione sempre as mais pesadas, com a casca lisa e fina, já que são as mais suculentas. Mas fique longe das muito “fofinhas” ao apalpá-las, isto é sinal que estão muito maduras ou passadas.
Maçã:
Escolha as mais pesadas, de cores vivas, casca lisa e sem machucados.
Morango:
Algumas pessoas sentem dificuldade de escolher morangos, já que é uma fruta muito frágil e delicada, e por este motivo veem embalados em caixinhas de plástico para facilitar o transporte e manuseio, impossibilitando assim a avaliação um a um. Então para levar os melhores para casa, basta escolher sempre os bem vermelhinhos, sem machucados ou manchas escuras e conferir também a parte inferior da caixinha, assim você evitará levar morangos estragados para casa.
Abacate:
Escolha os de cores mais intensas e sem manchas pretas, já que estas manchas indicam que eles estão extremamente maduros. E para saber se o abacate está no ponto de consumo, aperte-o levemente com os dedos, se sentir que a polpa da fruta está amolecida, significa que estão maduros.
Abacaxi:
Escolher o abacaxi também é muito fácil. Se você quer saber se eles estão maduros, basta puxar uma das folhas do centro da “coroa”, se ela se soltar com facilidade, indica que está maduro.
Pera:
As melhores peras são as de casca firme, sem manchas ou cortes e de cor amarelada, mas procure consumi-las logo, já que amadurecem muito rápido.
Limão:
Não há segredo na escolha do limão, basta escolher os de casca lisa e fina, já que são estes que contêm a maior quantidade de caldo, mas fuja dos muito duros, pois provavelmente estão secos por dentro.
Uva:
Procure por cachos com uvas gordinhas, firmes, cores vibrantes e uniforme e sem amassados. Também verifique se todas estão presas ao caule, já que elas se soltam com facilidade quanto estão muito maduras ou passadas.
Manga:
Há uma grande variedade de mangas no mercado, então o primeiro passo é escolher qual tipo você mais gosta e para saber quais estão maduras, apalpe-as cuidadosamente e sinta se estão macias, caso estejam muito duras e sinal que estão verdes.
Ameixa:
Se deseja escolher uma boa ameixa, dê preferência as de cascas firmes e finas, sem rachaduras ou manchas. E para saber se estão maduras, basta apalpá-las levemente, já que são muito delicadas e se senti-las macias significa que estão maduras.
Maracujá:
Os melhores são os de casca fina, firme e de cor vibrante. Escolha também os mais pesados; quanto mais peso, mais polpa ele tem. Se desejar os mais maduros escolha os famosos “enrugados”, já que é o processo natural de amadurecimento dos maracujás, mas tome cuidado para não levar os que estão extremamente “enrugados” e de cor escura, pois muito provavelmente estão estragados.
Tangerina:
Ao escolher esta fruta é muito importante observar o estado da casca e peso, pois elas não devem apresentar cortes ou amassados e quanto mais pesadas elas forem, mais suco contém. A casca também deve ser lisinha e macia, isso indica que a tangerina está madura.
Melancia e Melão:
No caso destas duas frutas os cuidados são os mesmos da maçã, opte pelas mais pesadas, cores vivas e casca lisa e sem machucados.
Kiwi:
Escolher kiwi também é simples. Selecione os que não apresentam rachaduras ou machas na casca. Caso queira consumi-los em curto prazo, escolha os mais macios, pressionando delicadamente os dedos neles. No entanto se senti-los muito moles, é sinal que já passaram do ponto. E para o consumo de mais de 2 dias opte pelos mais firmes.
Pêssego:
O pêssego é uma fruta muito sensível ao toque, ou seja, tome muito cuidado ao apalpá-lo no intuito de saber se estão maduros. Ao escolhê-los, prefira os de cascas sem relevos ou amassados e se quiser os maduros, prefira os que contenham a mistura das cores amarela e vermelha, pois isso significa que logo estarão totalmente maduros.
Agora que você conhece as técnicas de como escolher frutas, coloque-as em prática e preencha sua fruteria com frutas lindas e saborosas!
Referências: Receitas de minuto e T-darkside
0 comentários