Como fazer clara em neve?

por | 28.03.2017 | Cozinha Gourmet, Dicas

Para você que se desespera quando escolhe uma receita que precisa de clara em neve.

A clara em neve é utilizada em muitas receitas que provavelmente você deixou de faze-las com medo de errar. Mas o que você não sabe é que a clara em neve é muito fácil de fazer e não é um bicho de sete cabeças, como você imagina.

Utilizada em muitas receitas para dar leveza ao prato, a clara em neve, é formada apenas de claras e bolhas de ar.

Ta, mas e como fazer isso? Existem 3 jeitos de fazer as claras em neve, mas primeiro você deve separar a clara da gema (neste post explicamos como separar) e utilizar algum dos utensílios a seguir:

Fouet

Com o fouet (lê-se “fuê”) é o jeito manual de bater claras em neve. Faça pequenos movimentos circulares de baixo para cima para incorporar o ar na clara. O movimento precisa ser contínuo, sem parar, pois pode desandar.

Batedeira

Usando a batedeira, comece a bater as claras em velocidade baixa e conforme for ganhando consistência, aumente a velocidade. A batedeira planetária é ótima para bater claras em neve porque ela move o batedor em círculos dentro da vasilha, fazendo com que a espuma se forme homogeneamente e muito mais rápido.

Batedor de ovos elétrico

Para bater as claras em neve, o batedor de ovos elétrico é um mixer que contém um acessório de encaixe parecido com o fouet. Neste jeito, você precisa movimentá-lo constantemente, para passar por toda a clara de maneira uniforme.

Em todos os jeitos, use um bowl fundo porque o volume irá aumentar significativamente. Também, certifique que o recipiente esteja limpo e seco, sem resíduos de gordura ou de detergente, que impedem a formação da espuma.

Recomenda-se que os ovos sejam frescos (no sentido de novos) e em temperatura ambiente, pois resultarão numa espuma mais volumosa, elástica e estável.

Quando começar a bater, você irá perceber que a primeira fase é liquida com algumas bolhas grandes. Na segunda fase, você consegue ver uma espuma brilhante e mais branca, mas se tombar a tigela com cuidado, reparará que a espuma ainda se mexe. Na última fase, a espuma continua brilhante e parecerá mais firme e resistente, com bolhinhas menores e uma cor mais branca. Se você puxar o batedor e vira-lo, fazendo com que a espuma grudada no batedor fique para cima, a espuma que está pontuda, não mudará de forma, ficando estável. Outro jeito de testar se a clara em neve está pronta é virando a tigela de cabeça para baixo, se estiver no ponto certo, a espuma não cai.

Seguindo estes passos, você terá uma clara em neve perfeita para qualquer receita.

Viu só como não é difícil fazer a clara em neve?

 

Referência: Socorro na Cozinha

POSTS RECENTES

Posts relacionados

0 comentários

Pin It on Pinterest