Vila Velha tem uma história riquíssima e curiosidades incríveis. Venha conhecer algumas delas, você vai se surpreender!
No dia 23 de maio, é comemorado o aniversário do município de Vila Velha. Nessa data tão importante, nós decidimos reunir 10 curiosidades que você provavelmente não conhecia sobre a cidade. Quer descobrir quais são? Veja abaixo!
1 – Vila Velha já foi a capital do Espírito Santo
É isso mesmo, por mais que muita gente não saiba, nem sempre Vitória foi a capital do Espírito Santo. Fundada em 23 de maio de 1535, pelo português Vasco Fernandes Coutinho, Vila Velha foi capital do estado até 1549.
2 – Possui 3 ilhas no seu território
O município abrange 3 ilhas, sendo elas:
- Ilha de Itatiaia: Fica localizada próxima à costa da Praia de Itapoã e é um local de reprodução de aves marinhas, como garças e andorinhas.
- Ilha das Garças: Localizada a 800 metros do continente, é muito utilizada para a pesca, porém com acesso proibido de janeiro a março (época de reprodução de aves).
- Ilha dos Pacotes: Possui um farol de sinalização marítima e fica restrita à Marinha do Brasil.
3 – Como assim canela-verde?
O habitante de Vila Velha é costumeiramente chamado de canela-verde. Existem duas versões sobre como isso surgiu. Uma diz que quando a comitiva de Vasco Coutinho chegou, eles pisaram no mangue e ficaram com as canelas verdes. Entretanto, outra versão diz que os índios não conheciam meias e ao ver os visitantes de meias verdes, deram esta denominação aos portugueses.
4 – A pedra que geme
Um dos locais mais conhecidos, certamente é o Morro do Penedo. Repleto de misticismo, esse lugar era considerado um guardião que protegia moradores e navegantes de Vila Velha e Vitória. De acordo com a história, moedas eram atiradas dos barcos para que, quem conseguisse acertar o morro, teria um pedido atendido. Além disso, também é dito que em dias de tempestades, a pedra soltava gemidos. Assustador, não é mesmo?
5 – Bondinho histórico
No ano de 1912, dois bondinhos foram inaugurados na cidade e, depois de cinco meses, a empresa Viação Elétrica comprou mais dois conjuntos e uma gôndola. Atualmente, o único restante passou por um processo de restauração e foi reaberto para visitação na Casa da Memória, localizada na Prainha.
6 – E por falar em Prainha…
Além da Casa da Memória, também é na Prainha que ficam localizados o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes de Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho e a Praça da Bandeira.
7 – O Canal da Costa já foi um rio produtivo
Embora hoje seja conhecido pelo mau cheiro, o Canal da Costa já foi responsável por fornecer alimento aos moradores de Vila Velha. Na maré-cheia, os peixes principais eram as tainhas e robalos. Já na maré baixa, o rio era rico em caranguejos guaiamuns, canivetes, siriobas, berbigão e siris.
8 – A casa da manteiga
Devido à uma casa que se parecia com as antigas manteigueiras, o Parque Municipal da Mantegueira carrega consigo esse nome peculiar. Além disso, ele possui uma área equivalente à 160 campos de futebol, com mais de 1600 espécies de plantas e 121 espécies de pássaros.
9 – Chocolates Garoto
Por essa você não esperava, fala sério? Fundada em 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, a sede da Garoto fica em Vila Velha e influenciou muito no desenvolvimento da cidade. Aliás, a Garoto também também possui um programa de visitação onde é possível acompanhar como é feito o processo de fabricação do chocolate e um museu repleto de curiosidades sobre a história, equipamentos e muito mais sobre a fábrica.
10 – É muita gente!
Por fim, vale mencionar que além de ser o município mais antigo do Espírito Santo, Vila Velha é o segundo mais populoso do estado. Afinal, segundo o IBGE, ele conta com 486.208 habitantes e, no país, trata-se do 48º mais populoso. Quanta gente, hein?!
Vila Velha tem mais curiosidades do que você imaginava, fala a verdade? Você conhece mais alguma? Então conta pra gente!
Referências: Gazeta Online, G1 e Folha Vitória
0 comentários