Em hipótese alguma jogue o óleo de cozinha usado na pia.
Muitas pessoas sabem que o óleo de cozinha usado é reciclável, e que a partir dele é possível fazer sabão, tintas e até mesmo combustível. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele, quando descartado incorretamente, pode prejudicar o meio ambiente.
Mas qual o jeito certo de descartar o óleo de cozinha?
Para começar, em hipótese alguma jogue o óleo pelo ralo. Além de obstruir o encanamento de sua residência, este óleo irá poluir rios e mares, impactando nos seres vivos. Você sabia que apenas 50 mg de óleo provoca a poluição de mais de 25 mil litros de água?
Por este motivo, veja como descartar o óleo de cozinha usado da maneira correta:
- Deixe o óleo esfriar;
- Coe para que vestígios do alimento não permaneçam no óleo;
- Coloque-o em uma garrafa PET com tampa (utilize um funil para te ajudar nesta etapa);
- Acumule o óleo utilizado em diferentes dias na garrafa até completá-la;
- Procure por empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva, assim como postos de entrega voluntária para descartar o seu óleo de forma correta;
- Ou se você mora em condomínio, se informe se há alguma coleta para os moradores.
Além desta maneira, você também pode reciclar o seu próprio óleo em casa, para a fabricação de sabão. Este é um ótimo jeito de economizar, mas saiba que o processo é um tanto trabalhoso.
Caso você tenha usado pouco óleo na frigideira, não sendo o suficiente para colocar na garrafa, limpe a frigideira com papel toalha antes de lavá-la.
Seguindo estas maneiras de descartar o óleo de cozinha, você ajudará na preservação do meio ambiente e evitará riscos à saúde humano e animal com a contaminação na água ou no solo.
Referências: Ecycle
0 comentários