Quer conhecer quais são os melhores tipos de vinho dos principais países produtores? Então veja abaixo, você vai se surpreender!
Pouca gente sabe, mas existem poucos países que produzem alguns dos melhores tipos de vinho no mundo. Com sabores excepcionais e texturas incríveis, eles dominam a produção dessa bebida. Quer conhecer quais são eles? Então veja abaixo!
Alemanha
A Alemanha é uma região com um clima mais frio, conhecida principalmente por seu Riesling, assim como o Pinot Noir maduro e rústico. Por isso, destacam-se nessa região:
- Riesling
- Müller-Thurgau
- Pinot Noir
- Dornfelder
- Pinot Gris
- Pinot Blanc
- Silvaner
Argentina
Conhecida por produzir vinhos encorpados e frutados, a Argentina é responsável por 75% dos vinhos Malbec do mundo. As melhores garrafas são:
- Malbec
- Cabernet Sauvignon
- Bonarda (Douce Noir)
- Syrah
- Torrontés
- Pinot Noir
Austrália
Antes de tudo, vale destacar que a Austrália possui três áreas climáticas distintas. Dessa forma, pode oferecer uma grande variedade de vinhos. Os mais conhecidos são:
- Chardonnay S/Carvalho
- Blends Elegantes de Cabernet e Merlot
- Shiraz Encorpado
- Chardonnay Amanteigado
- Riesling Seco
- Pinot Noir (ameixa)
- Chardonnay Cremoso
- Sauvignon Blanc Cítrico
Chile
Em seguida, temos o Chile. Uma região de clima fresco e muito conhecida pelos seus blends ao estilo Bodeaux. Assim como a Austrália, e também é dividido em três áreas que produzem:
- Bordeaux Blend
- Petit Verdot
- Syrah
- Carménère
- Cariñena
- Cabernet Sauvignon
- Cabernet Franc
Espanha
Por outro lado, temos a Espanha que é muito conhecida por seus vinhos frutados e encorpados. Aliás, também possuem sutis notas terrosas de argila. Enfim, os principais exemplos são:
- Albariño
- Mencía
- Cava
- Verdejo
- Garnacha
- Carignan
- Priorat
- Rioja
- Ribera del Duero
Portugal
Embora seja lembrada pelos vinhos do Porto, Portugal também produz excelentes vinhos secos e possui mais de 200 uvas nativas. Os mais característicos são:
- Tempranillo
- Alicante Bouschet
- Fernão Pires
- Arinto
- Trincadeira
- Touriga Nacional
França
A França produz bebidas com acidez elevada, com toques terrosos e minerais. Aliás, sua produção se divide em três áreas. Seus vinhos principais são:
- Champagne
- Muscadet
- Borgonha
- Alsácia
- Limoux
- Provence
- Corbieres
- Cahors
Itália
Por fim, mas não menos importante, temos a Itália. Trata-se de um dos maiores produtores de vinho do mundo. Aliás, é mundialmente reconhecida por bebidas com sabores concentrados e rústicos.
- Prosecco
- Pinot Grigio
- Soave
- Barbera
- Vermentino
- Lambrusco
- Marsala
- Primitivo
- Chianti
Fala a verdade, foi muito legal conhecer um pouco mais sobre os vinhos dos principais países produtores, não é mesmo? Então não deixe de conferir o guia do vinho que só o blog da Preçolandia possui. Lá você encontra as melhores informações não só sobre vinhos, mas também sobre os acessórios e curiosidades incríveis.
Aliás, na hora de apreciar um bom vinho, nada melhor do que contar com uma boa adega. Por isso, visite o nosso site e compre a sua economizando muito!
Referência: Livro | Guia Essencial do Vinho – Wine Folly
0 comentários