Mesmo com o passar do tempo, muitos mitos populares continuam enraizados na nossa cultura. Conheça alguns deles!
Fala a verdade, quem nunca deu 3 soquinhos na madeira ou cruzou os dedos no sinal de figa, na esperança de espantar o azar? Pois é, esses são apenas alguns exemplos de mitos populares que diversas pessoas acreditam até hoje. Quer conhecer alguns outros? Então veja abaixo!
Espelhos
Se tem um objeto que muita gente evita quebrar, são os espelhos. Durante o período da Grécia antiga, os oráculos costumavam prever o futuro por meio do reflexo da água em tigelas. Se o recipiente fosse derrubado durante o processo, era um sinal de mal presságio por sete anos. Já na idade média, como os espelhos eram objetos muito caros, os empregados eram avisados de que quebrá-los dava azar. Assim, uma crença foi se adaptando à outra e se tornou uma superstição que dura até hoje.
Trevo de quatro folhas
Ainda no primeiro milênio a.C. era dito que quem possuísse um trevo de quatro folhas, poderia enxergar os maus espíritos na floresta e, assim, escapar deles. Tal poder era devido a raridade dele na natureza, afinal geralmente só é encontrado com três folhas. Assim surgiu a lenda de que o trevo de quatro folhas seria um objeto de sorte para se carregar na carteira ou na bolsa.
Passar debaixo da escada
Essa superstição surgiu na época da idade média, onde eram usadas escadas para invadir os muros dos castelos. Para se proteger, muitas vezes eram derramados litros de óleo quente sobre os inimigos e por isso, quem tivesse debaixo da escada poderia acabar tomando um banho fatal. Embora pareça uma crença boba, até hoje muitos preferem evitar passar debaixo das escadas.
Bater na madeira
Esse costume é antigo e costumava ser praticado pelos índios norte americanos. Como acreditavam que as árvores eram a morada dos deuses, sempre que o sentimento de culpa os afligia, davam pequenas pancadinhas no tronco para pedir perdão. Hoje em dia é comum ver pessoas batendo na madeira, como uma maneira de evitar ou se proteger de alguma ideia.
Acordar com o pé direito
Por fim, o mito de acordar com o pé direito. Não há uma explicação por trás desse hábito, porém entre os povos antigos, levantar-se com o pé direito era visto como sinônimo de boa sorte. Atualmente é comum ouvir alguém dizer “esse levantou com o pé esquerdo hoje”, significando que a pessoa não está com sorte.
E você, acredita em algum desses mitos populares? Conta aqui pra gente se você conhece alguma que não citamos! 😉
Referências: Super Interessante e Mega Curioso
0 comentários