Fazer o fondue de queijo em casa é simples e fica delicioso!
Uma boa opção para jantar em noites frias é o fondue de queijo. Um prato quente e delicioso, que combina muito bem com uma boa taça de vinho.
O fondue é um prato francês que significa “derretido” e foi criado na Suiça em meio a Segunda Guerra Mundial. Como os camponeses não tinham como buscar mantimentos no supermercado da cidade, eles aproveitavam os restos dos queijos e misturavam no fogo até derreter. Comiam com pedaços de pão enquanto o queijo ainda borbulhava.
Por mais que este prato seja originado de maneira simples, hoje é sinônimo de refinamento.
Por tanto, separamos uma deliciosa receita de fondue de queijo para vocês mesmos fazerem. Garantimos que é muito fácil.
Os queijos que indicamos podem ser substituídos por outras de sua preferência, mas há alguns que combinam melhor, são eles: Emmenthal, Bel Pease, Cheddar, Edam, Couda, Gruyére, Provolone.
Vamos lá?
200g de queijo gruyere ralado
300g de queijo emmental ralado
1 dente de alho
1 pitada de noz moscada
150ml de vinho branco seco
Para começar, prepare o seu fondue em uma panela antiaderente. Depois de pronto, substitua para a aquela panela do aparelho de fondue.
Comece descascando o alho e ralando os queijos no ralador. Reserve.
Corte o alho ao meio e passe no interior das duas panelas. O alho deixa um gostinho e ajuda o queijo não grudar no fundo da panela.
Coloque a panela antiaderente em fogo médio para baixo e despeja o vinho. É importante que o vinho não seja tão doce. Deixe o vinho esquentar, sem ferver, e coloque os queijos ralados.
Mecha até os queijos derreterem por completo. Acrescente a noz moscada e se desejar, pimenta de reino a gosto.
Se você achar que o fondue está mole, acrescente um pouco mais de queijo para engrossar. E se você achar que está grosso, acrescente um pouco mais de vinho.
Coloque o fondue na panela de fondue e sirva com cubinhos de pão italiano, batatinhas cozidas e outros legumes de sua preferência.
Gostaram desta receita? Façam em uma noite fria e nos contem o que acharam!
Referências: Ana Maria Brogui e Portal São Francisco
0 comentários