Dicas para escolher frutos do mar frescos e de qualidade.
Os frutos do mar e os peixes são ricos em Ômega 3, proteína, vitaminas e sais minerais. O seu consumo é recomendado pelo menos 2 vezes por semana. Por outro lado, eles possuem um potencial alergênico e são muito suscetíveis a deterioração e contaminação.
Por isso, escolher aonde comprar e qual levar é importantíssimo para a sua saúde. Mas você sabe como escolher frutos do mar? Vamos a algumas dicas:
Como escolher peixe
Como dica geral, considere o local onde o peixe está exposto. Ele deve estar coberto por gelo e a uma temperatura máxima de 5º C.
Os olhos devem ser brilhantes, a guelra vermelha e a carne firme. Pressione levemente o peixe e solte, a carne deve retornar. Se ficar marcada, é sinal de que o alimento não é fresco. As escamas também precisam estar intactas, sem furos, e oferecer resistência ao serem arrancadas com a mão.
O odor acentuado é característico de alimento que está em processo de deterioração. Fique atenta porque peixe fresco tem cheiro de maresia.
Como escolher camarão
O corpo precisa estar curvado. Não compre se tiver manchas vermelhas na cabeça ou pretas pelo corpo. A carne deve ser firme, a cabeça, a casca e a cauda não devem se soltar facilmente. O odor não pode ser acentuado. Por ser facilmente perecível devem ser preparados no dia da compra.
Como escolher polvo
A carne tem que estar firme e o cheiro não pode ser acentuado. Preste atenção porque a pele do polvo deve ser acinzentada-brilhante, lisa e úmida.
Como escolher ostra e mexilhão
As conchas devem estar fechadas e firmes. Ao serem pressionadas, não devem produzir ruídos ou estalos. Depois de cozidas, só consuma aquelas que se abriram. As ostras têm cheiro forte, mas não deve ser azedo.
Como escolher lula
Apesar de a pele ser rosada, a carne precisa estar bem branquinha. Não pode ter a pele pegajosa e opaca. Compre somente se a lula estiver conservada em gelo.
Como escolher lagosta e caranguejo
A lagosta e o caranguejo podem ser comprados vivos ou mortos. Se comprar mortos eles devem estar com as cascas inteiras e com as garras intactas. Caso escolha compra-los vivos prefira um que esteja bem ativo e mais pesado.
Qualquer fruto do mar que tiver um leve cheiro de peixe tem aproximadamente três a quatro dias e deve ser evitado. Se o fruto do mar tiver um cheiro salgado, ou nenhum cheiro, ele está fresco e você pode comprá-lo.
Com estas dicas você comprará frutos do mar fresquinhos para uma deliciosa receita.
Referências: Cozinha da Rafinha, Vix, Claudia
0 comentários