As compotas são opções excelentes para reaproveitar aquelas frutas que sobraram. Veja abaixo como é fácil preparar!
Muitas vezes a gente utiliza algumas frutas e acaba sobrando, não é mesmo? Pois é, nessas horas nada melhor do que preparar compotas com o que sobrou e se deliciar misturando ela com um iogurte ou um sorvete. Quer aprender como faz? Então veja abaixo 2 receitas bem simples de fazer!
Compota de nozes com mel
Para essa receita, primeiramente você vai precisar de:
- 1 kg de noz com casca
- 1 colher de sopa de vinagre de mel
- 300 g de mel de acácia
- 100 g de açúcar de demerara
- 1/2 fava de baunilha
- 200 ml de água
Modo de preparo
Um dia antes, quebre as nozes de modo que não atinja a parte de dentro. Parta cada noz na metade e retire a película escura. Em seguida, coloque-as em uma tigela e cubra com 200 ml de água e o vinagre de mel. Deixe na geladeira por 12 horas.
No dia seguinte, usando uma peneira, coe a água das nozes e misture-as com o mel de acácia e o açúcar. Despeje essa calda em uma panela, junto com as metades de noz e a fava de baunilha. Deixe essa mistura ganhar consistência em fogo baixo por 30 minutos. Por fim, transfira a compota em um pote hermético de vidro.
Compota de limão siciliano
Os ingredientes necessários são:
- 1 kg de limões-sicilianos
- 300 g de mel
- 500 g de açúcar demerara
- Suco de 3 limões
Modo de preparo
Antes de tudo, lave bem os limões sob água fria. Corte-os em 4 pedaços no sentido do comprimento e depois em fatias fininhas. Coloque os pedaços dentro de uma tigela e reserve. Enquanto isso, em uma caçarola, junte o suco de limão, o mel, o açúcar e 100 ml de água. Leve ao fogo para ferver.
Assim que o açúcar estiver bem dissolvido, derrame a calda quente sobre as fatias de limão e cubra com um plástico filme. Leve essa tigela para a geladeira e deixe por 12 horas para que os limões absorvam bem os ingredientes da calda quente. Por fim, transfira para alguns potes de vidro e sirva junto com suas receitas favoritas.
Fala sério, preparar compotas de frutas é mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? Pois é, não deixe de fazer e contar pra gente se elas não ficam perfeitas!
Compre aqui seu pote hermético!
Referência: Livro | Larousse – Compotas e Chutneys
0 comentários