Salada de tomate com tomilho e gergelim

por | 27.07.2018 | Cozinha Gourmet, Receitas, Saladas

Simples de fazer e com um sabor que só ela tem. Conheça a salada de tomate com tomilho e gergelim!

O tomate é uma das frutas mais usadas em saladas no mundo todo. Com o seu sabor característico, ele é perfeito para acompanhar diversos tipos de folhas e pratos quentes. Além disso, é extremamente benéfico para a nossa saúde, uma vez que tem pouquíssimas calorias, combate doenças cardiovasculares e ainda diminui a retenção de líquidos.  Se você também ama esse ingrediente, veja como preparar uma deliciosa salada de tomate com tomilho e gergelim. Esse prato é super prático, principalmente naqueles dias em que estamos com uma preguicinha de lavar um monte de folhas para a salada.

Primeiramente, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 15 g de semente de gergelim;

  • 1 maço pequeno de ramos de tomilho fresco;

  • 3 tomates caqui cortados em rodelas bem fininhas;

  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem;

  • 1 colher de sopa de suco de limão;

  • Sal a gosto.

Como preparar essa salada de tomate

Antes de tudo, preaqueça o forno a 200 ºC. Enquanto isso, espalhe as sementes de gergelim sobre metade de uma assadeira, de modo que seja uma camada bem fininha. Em seguida, disponha os ramos de tomilho na outra metade da assadeira, deixando-os separados um ao lado do outro.

Leve ao forno e deixe por 15 minutos, ou até perceber que as sementes já estão ligeiramente coradas e as folhas de tomilho tenham secado um pouco. Retire do forno e deixe esfriar por completo.

Em uma travessa, disponha as rodelas de tomate em uma saladeira e tempere com sal. Feito isso, destaque as folhas de tomilho (para fazer isso, você pode passar o dedo indicador e polegar por entre o ramo, até se soltarem).

Misture as folhas de tomilho com as sementes de gergelim e salpique sobre o tomate. Por fim, regue com um pouquinho de azeite e o suco de limão e sirva em seguida.

E ai, curtiu essa receita? Faz e conta pra gente como ficou? Além dos ingredientes acima, você pode escolher outros de sua preferência para dar um gostinho a mais para sua receita, como a rúcula e o pepino. O sabor dessa salada de tomate é de dar água na boca!

Referência: Larousse Annie Bell

POSTS RECENTES

Posts relacionados

0 comentários

Pin It on Pinterest