Pontos da carne: conheça quais são eles

por | 28.07.2018 | Cozinha Gourmet, Guia do Churrasco

Bem passada ou mal passada? Veja quais são os pontos da carne na hora de cozinhar!

Seja na hora de preparar aquele delicioso churrasco ou ao cozinhar uma peça de carne para servir em casa, saber os pontos da carne é essencial para que ela fique perfeita. Se você não sabe quais são eles, conheça abaixo!

Carne Selada / Ponto Bleu

(Crédito da imagem: Blog da Carne)

Quando a carne está nesse ponto, é comum dizer que ela está “selada”. Geralmente ela fica mais tostadinha por fora e com a parte interior aquecida, sem se alterar tanto. Trata-se do ponto mais macio da carne e o preferido de quem gosta de um corte bem suculento.

Para selar, primeiramente costuma-se deixar a superfície da carne em contato com a chapa ou frigideira quente, por um período pequeno de tempo. Quanto mais rápido ela é selada, menos suculência ela perde.

Mal Passada

(Crédito da imagem: Blog da Carne)

A carne mal passada está um ponto acima do bleu, sendo que a sua superfície já tem uma aparência bem grelhada e o miolo ainda mantém um pouco da sua estrutura original.

No ponto mal passado, a carne ainda mantém bastante do seu suco interior e é tida pelos apreciadores, como o ponto ideal para quem deseja apreciar o verdadeiro sabor que ela possui.

Ao Ponto Para Mal

(Crédito da imagem: Blog da Carne)

Quando a carne está ao ponto para mal, ela ainda parece um pouco com o ponto mal passado, porém suas bordas já aparentam estar mais cozidas. Nesse caso, apenas o centro fica avermelhado e úmido com o suco da carne.

Ao Ponto

(Crédito da imagem: Blog da Carne)

Aqui a carne já encontra-se com a estrutura quase que completamente modificada. Além disso, sua cor e textura beiram o caramelizado e seu interior deve ter uma leve região ainda rosada.

Ao frequentar um restaurante e não solicitar por um ponto específico, o garçom trará um pedaço “ao ponto”. Isso porque desse modo, ela continua macia e com uma crostinha por fora.

Ao Ponto Para Bem

(Crédito da imagem: Blog da Carne)

A carne já estará mais dura ao toque e sua cor se altera para o rosado opaco. Quando ela é servida assim, já não há mais sucos em seu interior. Aliás, aqui ela ainda não está ressecada nem tostada.

Bem Passada

(Crédito da imagem: Blog da Carne)

Por fim, temos o ponto “bem passado”, onde já não existe mais o suco interno (que já ficou ressecado). Esse é um dos pontos mais difíceis de se alcançar, pois é preciso que a borda esteja tostada, porém sem queimá-las.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de pontos da carne, ficou muito mais fácil na hora de preparar suas refeições ou aquele churrasquinho no final de semana!

Referências: Blog da Carne e Receitas Nestle

POSTS RECENTES

Posts relacionados

0 comentários

Pin It on Pinterest