Você sabe o que é o Poke?
O Poke é um prato havaiana, que partiu de Honolulu e embarcou na Califórnia, há dois ou três anos, e hoje atrai as atenções no verão brasileiro. Trata-se do peixe cru cortado em cubos, temperado e servido numa tigela. Parente do sashimi e do ceviche, o poke por ser um prato rápido, leve e substancioso, surgiu para alimentar os surfistas após a praia e avançou fora das praias.
Poke, no dialeto havaiano, quer dizer cortar, e o prato é basicamente peixe cortado em cubos, marinado, acompanhado de algas marinhas picadas, fatias de cebola, pepino e cebolinha. Com ou sem arroz.
Tradicionalmente no Havaí se usa o atum ahi, variedade abundante por lá, e a marinada é feita com uma mistura de óleo de gergelim e shoyu. O poke é onipresente no Estado havaiano, a ponto de ser encontrado pronto até nas gôndolas de supermercado. Lá, aparece com peixes e frutos do mar variados, especialmente lula e polvo.
Os molhos e temperos mudam conforme o gosto de quem prepara o prato, que pode ser marinado com limão, wasabi, molho tarê…. Como também os acompanhamentos, que podem variar.
O poke tem uma única exigência, o frescor. Deve ser feito na hora de servir e se come na tigela com hashi, aqueles palitinhos japonês.
Quer arriscar e experimentar esta delicia? Então vamos a receita!
Mas lembre-se, estes ingredientes podem ser alterados pelo gosto pessoal, como o atum pelo salmão, e acrescentados outros ingredientes, como pepino, cenoura e abacate.
Receita de Poke:
5 xícaras de arroz japonês
800g de atum vermelho cru
1 cebola roxa
1 colher de sopa de cebolinha
Mix de gergelim torrado a gosto
1 colher de chá de pasta de tahine
1 pimenta dedo de moça
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de molho shoyu
Raiz forte em pó a gosto
Para fazer o arroz japonês, lave-o de 4 a 5 vezes para tirar o excesso de amido e deixe secar por 30 minutos em uma peneira. Coloque o arroz seco em uma panela e adicione 5 xícaras de água, sem tempero algum. Deixe cozinhar por 7 minutos em fogo alto e mais 7 minutos em fogo baixo.
Com uma faca afiada, faça a limpeza do atum e retire sua pele. Divida o atum em duas partes e corte novamente para virar oito pedaços, isso facilitará na hora de fazer os cubinhos do atum. Tenha sempre água perto para ir molhando as mãos enquanto manuseia o peixe. Então, faça cubos pequenos e coloque-os em um bowl.
Corte a cebola roxa em meia lua e depois em tiras bem finas. Retire o miolo e as sementes da pimenta dedo de moça e pique bem fininho. Também pique as cebolinhas bem miudas. Após, misture estes ingredientes ao atum e reserve.
Para o molho, derreta a manteiga numa panela e junte a pasta de tahine, mexendo sempre até ficar homogêneo. Desligue o fogo e acrescente ½ xícara de shoyu e raiz forte em pó a gosto, e misture. Despeje esse molho no bowl que está o peixe e mexa com cuidado para não quebrar o atum.
Sirva em cima do arroz japonês sem tempero e salpique gergelim.
Fácil e delicioso!
0 comentários