Chega de queimar suas peças de roupa, aprenda como passar roupa neste post
Passar roupa é uma tarefa doméstica que muitos não gostam, mas que precisa ser feita, afinal, não queremos usar roupas amassadas parecendo que acabamos de sair da cama, não é mesmo?
Esta tarefa leva tempo, concentração e cuidado com as peças de roupas. Mas também, precisa ter conhecimento de como passar cada tecido para que não queime ou manche a peça.
Antes de mais nada, você precisa decifrar a etiqueta da roupa, para saber se a mesma pode ser passada com ferro (explicando os símbolos de lavagem neste post). Em seguida, vamos as dicas de como passar cada tecido das roupas:
Nylon
É um dos tipos de tecido mais sensíveis e que exigem cuidado. As propriedades do tecido permitem que ele seja desamassado com facilidade, por isso, mesmo com ferro numa temperatura bastante amena é possível deixá-lo lisinho rapidamente.
Lycra
Outro tecido supersensível que deve ser passado com a temperatura mais baixa e movimentos bem rápidos, de forma que não fique em contato com a superfície aquecida do ferro por muito tempo no mesmo lugar.
Seda
Para preservar o brilho característico, o indicado é passar sempre do lado avesso, sem vapor e em temperatura baixa. O resultado será uma roupa muito bem passada e sem danos.
Poliéster
Deve ficar para o final, pois é preciso de temperaturas mais altas e mais dedicação, já que é um tecido mais rígido e resistente ao calor, o que dificulta o processo. A dica é abusar do vapor para facilitar a tarefa.
Sintéticos
Assimilam o calor com muito mais rapidez do que os outros, o que torna o ato de passar muito mais fácil. Devemos apenas abrir bem a roupa sobre a tábua e trabalhar com movimentos rápidos, que já são suficientes para alcançar bons resultados. Mas cuidado: excesso de calor deixará os tecidos brilhantes.
Algodão
O algodão resiste bem ao calor do ferro. Para facilitar o trabalho é indicado um pouco de umidade. Por isso, use a opção de vapor do ferro, que vai deslizar sobre a roupa com muito mais facilidade.
Veludo
Assim como outros tecidos com brilho, devemos passar peças de veludo sempre pelo avesso e, neste caso, ligeiramente umedecidas. O veludo é formado por pequenos pelos que podem ficar amassados. Se isso ocorrer, basta aproximar o ferro do local, pelo lado direito, sem tocar a superfície do tecido, que eles voltarão ao normal, ou ainda usar a função vapor extra.
Jeans
Para bons resultados, não é preciso muita técnica, já que o material resiste bem ao calor do ferro. Uma sugestão que pode facilitar o processo é sempre usar a opção de vapor do ferro no máximo.
Lã
Normalmente roupas de lã dispensam o uso do ferro. Mas, caso haja necessidade, a roupa deve ser passada úmida ou apenas com o vapor do ferro em temperatura alta.
Além destas dicas, vale lembrar que as roupas com estampas emborrachadas devem ser passadas do avesso, e um ferro de passar de qualidade ajuda muito na hora de passar roupa, deixando a tarefa mais rápida e prática.
Referências: Ao seu lado, Ig e Omo
0 comentários