Pouca gente sabe, mas o ferro elétrico precisa de alguns cuidados. Veja quais são!
Imagina que você está prestes a passar uma roupa limpinha e, bem nessa hora, o ferro elétrico suja ou gruda na sua roupa. Horrível né? Por isso, alguns cuidados com esse utensílio são essenciais.
É bem provável que você já tenha ouvido algum daqueles truques caseiros para limpá-lo, como usar cera de vela e palha de aço. Talvez essa não seja a melhor opção, pois além de não ser muito eficaz, também pode danificar a chapa do aparelho.
Antes de tudo, é preciso checar de qual material a base é feita. Existem modelos com chapas antiaderentes, de durilium e cerâmica (verifique no manual, pois a limpeza pode variar dependendo do material).
Como limpar a base
Coloque água no reservatório e ligue o ferro na tomada. Acione a opção de autolimpeza, pois isso fará com que ele escorra a sujeira da parte interna pela base.
Depois de aproximadamente 1 minuto, desligue o ferro. Umedeça um pano ou uma esponja com vinagre e passe por toda a base. O vinagre pode ser substituído por detergente neutro, caso prefira.
Como limpar o reservatório
Aqui, tudo o que você vai precisar é de água e vinagre branco. Coloque ¼ de vinagre dentro do reservatório e ligue o ferro na temperatura máxima. Deixe o vapor sair até que não reste mais vinagre dentro.
Agora, coloque água no reservatório e repita o processo mais uma vez. Para a limpeza interior, basta realizar esse processo, por isso não utilize produtos abrasivos.
É recomendável fazer essa limpeza diariamente, pois quanto mais sujeira impregnar dentro do aparelho, mais difícil fica de sair depois. Caso algum tecido derretido fique preso no ferro, coloque a base em uma superfície bem rasinha com água gelada e deixe de 1 a 2 minutos. Isso vai ajudar bastante a remoção dos resíduos.
Viu como é simples limpar o ferro elétrico? Com essas dicas, você mantém a vida útil do aparelho por muito mais tempo!
Referência: Dr. Lava Tudo
0 comentários