Como cozinhar feijão na panela de pressão

por | 20.04.2017 | Cozinha Básica, Cozinha Gourmet, Hambúrgueres, Receitas

Um bom brasileiro precisa saber cozinhar feijão.

O arroz e o feijão são a base da alimentação brasileira. Por este motivo é essencial todos os brasileiros saberem fazer um delicioso feijão fresquinho.

Quer aprender a fazer? Então vamos lá, você vai precisar de:

2 xícaras (chá) de feijão carioquinha
6 xícaras (chá) de água
2 folhas de louro
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Antes de começar, você precisa dar uma olhada no feijão cru. Retire os grãos escuros e as pedrinhas que podem ter vindo junto.

Em seguida, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe-o de molho por aproximadamente 12h. Este processo se chama remolho, na qual diminui o tempo de cozimento e elimina as toxinas que deixam o feijão indigesto. Se possível, troque a água uma vez.

Agora vamos começar a cozinhar. Despreze a água do remolho e transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com água e junte as folhas de louro.

Tampe a panela, leve ao fogo médio e quando a panela de pressão começar a apitar, conte 10 minutos. Desligue e espere a pressão sair para abrir a panela.

Pegue uma panela pequena e em fogo baixo, coloque o azeite e junte a cebola picadinha. Refogue por três minutos, até ficar levemente dourada. Adicione o alho também picado e misture bem por mais um minuto. Acrescente uma concha do feijão cozido, com um pouco do caldo, e amasse os grãos com o fundo da concha, esse purê vai ajudar a engrossar o caldo.

Transfira metade do feijão cozido com caldo para a panela com a cebola e o alho, e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por uns cinco minutos ou até que ficar na consistência desejada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Desligue o fogo e sirva a seguir.

A outra metade do feijão cozido que ficou na panela de pressão ainda sem tempero, pode ser congelada. Marque na tampa a data e consuma em até três meses.

Na hora de descongelar, faça primeiro o refogado do alho e a cebola em uma panela pequena e coloque o feijão congelado. O calor vai derreter o feijão, deixando-o fresquinho.

Pronto, agora sim você é digno de um cozinheiro brasileiro.

Referência: Gnt

POSTS RECENTES

Posts relacionados

0 comentários

Pin It on Pinterest