Entenda o que vai na geladeira e na fruteira e saiba como conservar frutas corretamente!
Muitas pessoas tem aquela dúvida: devo guardar as frutas na geladeira ou na fruteira? Existem algumas delas que precisam de um cuidado especial, para que não estraguem. Veja agora, algumas dicas de como conservar frutas da maneira correta.
Limpeza das frutas
Antes de tudo, é preciso lavar todas as frutas (mesmo com casca), desde melões, melancias e jacas, até as maçãs, peras, limões e demais frutas menores. Uma dica é diluir uma pequena pastilha de cloro em um recipiente com água e deixá-las imersas por pelo menos 15 minutos.
Fruteira
Geralmente as frutas que são consumidas mais rapidamente, devem ser colocadas na fruteira. O ideal é que ela fique posicionada em um local bem arejado, assim o ar circula melhor e os alimentos se mantém preservados por mais tempo. O melão, o limão, o abacaxi e o pêssego são exemplos de algumas frutas que podem ficar na fruteira.
Existem diversos modelos de fruteiras disponíveis, como as de mesa e as de chão. O material de cada uma também pode variar, sendo que algumas são de inox, outras de plástico e até mesmo de vidro. Além de bonitas, também trazem um apelo decorativo para a cozinha.
Geladeira
A geladeira é indicada para frutas que tendem a estragar mais rápido, como morangos, maçãs e bananas. Vale lembrar que as bananas também podem ser acomodadas na fruteira (caso sejam consumidas dentro de pouco tempo). A diferença é que na fruteira elas tendem a se deteriorar depois de uns 3 dias. Já na geladeira, podem acabar endurecendo um pouco a casca (uma reação natural), porém duram mais .
Aliás, nada de colocar frutas cortadas na fruteira de novo, hein? Essas devem ser levadas diretamente para a geladeira (de preferência enroladas em um plástico filme). Assim, você evita a oxidação pelo ar e a proliferação de bactérias.
Agora que você já sabe como conservar frutas do jeito certo, vai ficar mais fácil evitar o desperdício e contar com as vitaminas de cada uma delas, sempre que precisar!
Referências: Ig e Líbero Alimentos
0 comentários