Cerâmica ou Porcelana? Esta dúvida é muito comum, entenda a diferença abaixo.
Provavelmente muitos têm aquela dúvida na hora de comprar um novo aparelho de jantar: de cerâmica ou de porcelana?
Aparentemente, estes dois materiais são muito parecidos. A diferença se encontra na composição do material e como são feitos.
Quer acabar com esta dúvida de uma vez por todas?
Cerâmica:
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego “kéramos” (“terra queimada” ou “argila queimada”), é um material de grande resistência. A origem do nome vem do processo pelo qual o material é passado para se tornar cerâmica, na qual o seu cozimento deve ser feito com a temperatura entre 900 e 1000ºC.
A cerâmica tem como matéria prima a argila, feldspato, sílica, e também podem apresentar alguns aditivos para o incremento de suas propriedades finais, tanto para acelerar sua secagem, quanto para atribuir maior rigidez ao resultado final. O material primordial e essencial da cerâmica é a argila, que compõe sua estrutura, mas seu revestimento pode ser variado, tornando o seu aspecto exterior diferente de acordo com o produto almejado.
São geralmente mais pesadas do que a porcelana, tem maior porosidade e seu exterior pode ser pintado com óxidos e esmaltes.
Porcelana:
Com histórico mais recente, a porcelana surgiu no século XVIII, na China. Seu aspecto refinado se traduz pela maior delicadeza, sendo um material que não possui porosidade, ou seja, ela não absorve água ou resíduos de alimentos, possui aspecto transparente e vítreo.
O próprio processo de produção da porcelana é considerado mais “automático” e resulta em produtos de espessura fina e mais delicados. Mas mesmo com estas características, são mais resistentes pelo porcentual de quartzo presente em sua composição.
A porcelana também é composta por argila, mas possui uma menor porcentagem quando comparada às suas outras matérias-primas. Em uma divisão, a composição pode ser medida em: ¼ de feldspato, ¼ de quartzo, quase a metade de caulino e cerca de 10% de argila.
Depois destas diferenças, provavelmente alguns ainda estão se perguntando, e a louça? A louça não é um tipo de diferente de material, ela é o conjunto de peças de cerâmica ou porcelana.
E ai, tiramos todas as suas dúvidas? Se sobrou mais alguma, deixe um comentário que responderemos para você.
Referência: Bem bom Adriana
0 comentários